Os métodos contraceptivos mais curiosos da história

TweetA longo da história, foram desenvolvidos todos os tipos de contraceptivos de duvidosa ou nula eficácia. Muitos continham óleos, frutos, sementes, raízes e outras partes de plantas, outros eram simplesmente repugnantes e os que ganham, já o prêmio para os piores contraceptivos, a história asemejaban mais instrumentos de tortura. O …

Tweet

Ao longo da história, foram desenvolvidos todos os tipos de contraceptivos de duvidosa ou nula eficácia. Muitos continham óleos, frutos, sementes, raízes e outras partes de plantas, outros eram simplesmente repugnantes e os que ganham, já o prêmio para os piores contraceptivos, a história asemejaban mais instrumentos de tortura.O primeiro contraceptivo remonta à época do Antigo Egito. Nesta época as mulheres com o fim de tampar o útero se aplicavam-se uma fina camada de excrementos de crocodilo do Nilo, no colo do útero. Este agia como uma barreira (poderíamos dizer que foi o primeiro DIU) e como espermicida, devido ao seu alto grau de acidez. (Isso me faz supor que o sexo oral, ainda não se havia posto de moda por esses tempos… a ainda não tinham desenvolvido o gosto e o olfato.)

cocô de crocodilo

O grego Soranus (138-98.C.), um dos médicos da antiguidade mais preocupados com a contracepção, foi o criador de alguns dos remédios mais absurdos. Por exemplo, promovia as mulheres recolhessem a água que desechaban os ferreiros para esfriar o ferro quente e a beber depois de praticar sexo. Esta idéia também foi usada na primeira Guerra Mundial. As mulheres se ofereciam voluntariamente para trabalhar nas fábricas de ferro e assim se mantiveram, estéreis, embora muitas delas sofriam, em seguida, problemas neurológicos, náuseas, falhas renais, coma e até a morte.

Outra técnica que sugeria este médico, era o que dar 7 saltos para trás, uma vez que se tenha produzido a ejaculação, para expulsar o sêmen. Porque para trás e não para frente? Não tenho nem idéia!

contracepção-ferreiro

Vários milhares de anos atrás, na China, alguma mente brilhante incentivou as mulheres a usar o mercúrio para o controle de natalidade. Depois do sexo, as mulheres deviam beber um par de andorinhas de mercúrio e voila!!, não havia gravidez. É isso mesmo…provocando alguns efeitos colaterais, tais como a esterilidade, dano cerebral e falência dos rins.

mercúrio

As mulheres da antiga Sumatra utilizavam o leite do ópio, substância que dá lugar a drogas como a morfina ou derivados como a heroína, para criar uma espécie de DIU. O que faziam era pegar uma bola pegajosa de ópio e introduzi-la no final da vagina, tentando tampar a entrada do útero. Efeitos colaterais…. Os podem imaginar….

ópio

No antigo Islã, utilizavam como método contraceptivo mais comum, o “coitos interruptus” ou marcha-atrás, como é conhecido na atualidade, e na Idade Média, parece que a “Abstinência” era um dos mais populares (embora certamente menos utilizado).

sexo interruptus

O preservativo data do século XVI e foi uma invenção do italiano Gabriel Folopio, professor de Anatomia da Universidade de Pádua, mas graças a algumas ilustrações egípcias, sabe-se que o preservativo já era naquela época, e se tratava de uma bolsa de lona que servia para proteger-se das doenças, mais do que como método contraceptivo.
O preservativo masculino tem sido feito ao longo da história, com centenas de materiais. Um dos preservativos mais antigos que se conhecem, era feito de intestino de porco, mas também os havia de tripas de peixe, pele e intestinos de animais, borracha…até chegar ao látex!

condon antigo

Na era moderna, nem tudo é educação e camisinhas com textura e sabores…

Certamente sabeis que a Coca-Cola, além de ser uma bebida viciante, se lhe são atribuídas muitas funções, tais como: não ser muito bom desentupidor de canos, mas o que certamente não sabe é que se faziam lavativas com Coca-Cola depois de ter sexo. A crença era a de que o carbonato e o açúcar seriam eficazes, interrompendo a gravidez. Todos nós sabemos o pegajosa que pode ser a Coca-Cola, agora imagine ter toda a vagina coberta de este refresco…

contracepção-coca-cola

Espero que ao menos tenham resultado curiosos estes métodos contraceptivos e se você sabe de mais algum, não hesite em dizer nada que te louvarei cada vez mais com gosto para a lista.

Saudações!!!