Hygge e digital detox: as chaves para ser feliz no século XXI

Cada vez mais estudos científicos demonstram que a felicidade e a saúde estão intimamente relacionados. É evidente que levar uma vida saudável contribui para que a nossa atitude seja mais positiva e, em consequência, que o dia-a-dia é nos tornar mais suportável e sonriamos mais.

Há quem mesmo afirma que ser feliz do emagrecimento. E faz sentido, porque não há que esquecer que somos um corpo e nós somos mente, tudo em um, e que se nós a cuidar de um, o outro também tem as consequências. Além disso, está comprovado que existe uma relação inevitável entre o nosso humor e a nossa alimentação: somos o que comemos e vice-versa. É por isso que, muitas vezes, durante os períodos de estresse, ansiedade e tensão geral costumamos negligenciar nossa alimentação e sofremos mudanças físicas de perda ou ganho de peso.

Uma dieta equilibrada e uma rotina de esporte é a combinação infalível para estimular suas endorfinas e que você se sinta mais positiva, a gosto e, finalmente, feliz. Mas é importante que não se negligencie nenhum dos dois fatores, já que a fórmula secreta da felicidade está na mistura. Não basta comer bem, mesmo que não basta sair a correr de vez em quando. O melhor de tudo é que ambas as coisas, tanto o esporte como a alimentação saudável, dependem de você, e, à base de prática, podem se tornar um hábito, um estilo de vida que te faz ver tudo com bons olhos.

Pode ser que todo esse discurso já te tocar e não te parecer inovador, mas agora adicione duas das últimas tendências que estão mais calada entre os buscadores da felicidade: o “Hygge” e o détox digital. Ambos colocam o foco diretamente em nossa parte mais emocional e espiritual, insistindo na importância de prestar atenção às pequenas coisas e voltar para as relações reais, fugindo da tecnologia.

O que é o “Hygge”?

Hygge é o nome que Meik Wiking, diretor executivo do Instituto de Pesquisa da felicidade de Copenhaga, lhe deu a arte de mimar-se a si mesmo. Etimologicamente, a palavra faz referência a tudo aquilo que produz sensações acolhedoras, de conforto e de harmonia.

hygge

Preparar o seu próprio spa em casa seria um exemplo perfeito de praticar o Hygging, já que envolve a criação de uma atmosfera e ambiente determinados que nos gerem prazer, cada vez que levamos tempo para nós mesmos. Fazer trabalhos manuais ou preparar um delicioso café da manhã também são atividades Hyggelig que podem nos fazer mais felizes no nosso dia-a-dia.

O que é o détox digital?

Quantas vezes você já se amaldiçoou a si mesma por estar tão enganchada em seu telefone móvel e as redes sociais? A tecnologia tem vindo a cerveja em nossas vidas, pouco a pouco, e hoje a maioria de nós já não somos capazes de passar 24h sem celular ou sem fio. Esta dependência da tecnologia pode acabar acontecendo fatura, sobre tudo porque alimenta um estado de ansiedade e de alerta constantes e isso acaba gerando estresse.

Mais de um já decidiu tomar medidas: as terapias de desintoxicação digital são um fenômeno crescente que pretende ajudar a desligar do mundo online e voltar para a vida real, com a firme convicção de que isso nos fará ser mais felizes e viver mais tranquilos.

digital detox

Existem até mesmo retiradas de vários dias, projetados especificamente para aprender a desligar o virtual e conectar-se com o real. Fala-Se também de turismo détox: viagens programadas para destinos sem conexão e com atividades de cuidado pessoal, por dentro e por fora.

Em resumo, ser feliz é tão simples como cuidar da sua dieta, fazer exercício, tomar o seu tempo para fazer coisas que você gosta em ambientes agradáveis e desligar-se da tecnologia para viver a sua vida plenamente e colocando os 5 sentidos. Fácil, não é?

Compartilhe-o: