Oi, gente! Vocês não imaginam como fico feliz quando recebo e-mails de leitores! Eles me empolgam cada vez mais a escrever. Sei que ando devendo postagens aqui, mas é que o trabalho está tão corrido que fica difícil. Mas como comentei com a Natália, a fofa que me escreveu ontem, vou me esforçar para atualizar este cantinho com mais frequência!
Como a Nati (sim, já me dei a liberdade de ter essa intimidade com minha leitora) pediu, o papo de hoje será sobre colágeno. E olha, não é porque trabalho com isso, mas esse negócio é bãodemaismesmo! Inclusive, convenci meu pai a tomar e, acredite se quiser, o homem já me ultrapassou no número de latas que ele compra!
Não, não é que ele esteja preocupado com as linhas de expressão. Na verdade, meu pai toma um colágeno suplementado de cálcio, o Artrocomplex, por conta de dores que ele tinha no joelho. Quando começou a tomar, notou que melhorou muito e agora não abre mão desse pozinho todos os dias de manhã.
Mas voltando ao meu caso… Como disse, eu faço uso de colágeno sim, desde o começo do ano passado – quando conheci e passei a entender melhor o que era e seus benefícios – e, com a orientação da minha nutricionista, ele foi inserido na minha dieta.
Colágeno: o que é?
Resumidamente, o colágeno é uma proteína animal que faz bem à nossa pele, cabelos, unhas e muito mais. Nosso corpo produz, naturalmente, colágeno.
Contudo, essa produção começa a diminuir a partir dos 25 anos. O que não significa que você precisa esperar chegar nessa idade para começar a fazer uso dele.
O colágeno é excelente para prevenir o surgimento de rugas e linhas de expressão antes do tempo, sem contar que previne problemas nos ossos e articulações.
Benefícios do colágeno
O colágeno exerce diversos benefícios ao nosso corpo, tais como:
- Melhora a firmeza e elasticidade da pele;
- Melhora a cicatrização;
- Protege contra os danos nas articulações;
- Favorece o tratamento da osteoporose;
- Ajuda a prevenir o surgimento de celulite e estrias; ( MUITO IMPORTANTE PARA NÓS, MENINAS!)
- Rejuvenesce a pele, contribuindo para a prevenção do envelhecimento precoce;
Quanto à firmeza e elasticidade da pele, observei que ele funciona sim, já que na minha primeira drenagem linfática, a esteticista perguntou se eu tomava colágeno, pois tinha uma pele firme.
(Pense na felicidade da garota aqui!). Quanto à celulite, também observei que as que ficam na parte interna da coxa melhoraram muito.
Notei isso quando estava na academia, na cadeira extensora – aparelho que eu só fazia se colocasse a toalhinha em cima das minhas pernas. Até que um belo dia, notei que as marcas da celulite estavam bem menos perceptíveis naquela região. E olha que mulher é chata com isso!
Além de tudo isso, algumas pessoas procuram o colágeno para emagrecer – e confesso que sou uma delas. Contudo, é preciso esclarecer que a função dele não é essa.
O que acontece é que o colágeno pode aumentar a sensação de saciedade, quando aliado a uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis, o que favorece a perda de peso.
Dessa forma, minha nutricionista inseriu colágeno na minha dieta como lanche da manhã. Isso porque eu o associo à farinha seca barriga (já comentei dela aqui), assim, não fico com tanta fome na hora do almoço. Eu tomo 1 colher de sopa de colágeno + 1 collher de sopa de farinha seca barriga em, mais ou menos, 100ml de água gelada.
Tipos de colágeno
Há diversas formas de encontrar e consumir os suplementos de colágeno, tais como: cápsulas, líquido ou em pó. O que eu consumo é o colágeno hidrolisado em pó, pois dá para adicioná-lo a sucos, vitaminas, leite, pudins etc.. Confesso que não sou muito fã do colágeno em cápsulas, primeiro porque não sou boa com cápsulas (sempre erro os horários ou me esqueço de tomar) e também porque acho que o pó tem um custo benefício bem melhor.
Eu gosto muito do colágeno hidrolisado, pois uma vez que passa por um processo de hidrólise, em que é quebrado em partículas menores, para ser mais facilmente absorvido, e consequentemente, melhor aproveitado pelo nosso organismo.
Sugestões de consumo
As nutricionistas com quem eu trabalho me explicaram que o recomendado é ingerir de 8 a 10 gramas do nutriente por dia. Assim sendo, os suplementos de colágeno cápsula devem ser consumidos de acordo com as recomendações de cada fornecedor. Então observem sempre a embalagem, ok?
Uma dica bem interessante que elas me deram também é aliar o consumo do colágeno com alimentos ricos em vitamina C (como limão, laranja, caju, morango, kiwi, acerola, goiaba e legumes como o pimentão), vitamina E (óleos e sementes vegetais), zinco (carnes, frutos do mar e peixes, avelã, amêndoa e castanha do pará), selênio (oleaginosas, principalmente na castanha do Pará) e silício (aveia, cevada e alguns legumes), já que estes nutrientes estimulam a produção de colágeno, além de apresentarem ação antioxidante, que age contra sua degradação no organismo e contra o envelhecimento precoce da nossa pele.
Colágeno que eu uso: Dermacaps
Atualmente tenho 2 potes de colágeno Dermacaps: uma sabor original e outra com betacaroteno, o Bronze Colágeno. Acharam exagero? Hehe um pouquinho.
É que assim, como vira e mexe eu faço dieta detox, durante este período, o colágeno permitido é só o original.
Então, quando não estou nessa dieta, uso o com betacaroteno, que vai me proporcionar um bronzeado saudável e duradouro. Já temos que nos garantir pro verão que está aí, né?!
Caso vc queira saber mais sobre o Dermacaps, sugiro ler o artigo completo em
Bom, gente. Agora finalizei mesmo. Espero que tenham curtido e espero ter respondido suas dúvidas. Galera, se tiverem alguma dúvida ou sugestão de tema, me mandem que corro atrás pra escrever pra vocês! Ah, e desculpe a demora em atualizar o blog. 😉
Beijão!